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Habilidades sociais de adolescentes com Síndrome de Down

23 de março de 2021
* Por Sabrina Gomes

Habilidades sociais de adolescentes com Síndrome de Down

Inúmeras pesquisas acadêmicas são realizadas no campo da Saúde Mental todo ano. Porém, ainda são modestas as divulgações de seus resultados para a população, o que representa um problema, uma vez que a produção cientifica tem como finalidade promover melhorias na qualidade de vida das pessoas e, portanto, deve ter fácil acesso.

Assim, neste texto, compartilho os resultados preliminares da pesquisa de mestrado que realizei recentemente, pela Universidade Federal de Juiz de Fora. O estudo teve como tema principal as habilidades sociais de adolescentes com Síndrome de Down. Para melhor compreensão, será apresentada uma breve introdução sobre a importância das habilidades sociais para a vida humana e, posteriormente, as informações sobre a pesquisa e seus resultados.

Habilidades Sociais

O tema das relações sociais sempre foi muito discutido na Psicologia. Isso porque a comunicação interpessoal é parte essencial da vida em sociedade. É com razão que a expressão “animais sociais” é muito conhecida e muito usada na definição dos seres humanos.

Na atualidade, com o ritmo de vida acelerado e complexo, fazemos parte de vários grupos e frequentamos diferentes contextos, como família, faculdade e trabalho. Para cada ambiente, novas regras são impostas, nos exigindo constante adaptação. Além disso, com frequência, costumamos atuar em dois ou mais ambientes ao mesmo tempo (o “home office” é um bom exemplo), o que demanda considerável desenvoltura social.

Um bom repertório de habilidades sociais normalmente está associado com bem-estar, bom desempenho acadêmico e sucesso profissional. Por outro lado, o déficit nessas habilidades pode levar a muitos problemas. No campo profissional, por exemplo, o comportamento social inadequado pode ser desastroso! É muito comum encontrar profissionais muito competentes do ponto de vista técnico, mas que são incapazes de interagir de forma eficiente com seus colegas, pacientes ou clientes. Acredito que exista um consenso de que um atendimento ruim pode ser muito desagradável e arruinar nosso dia.  Mas se engana quem pensa que um bom desempenho social se faz importante apenas no trabalho. Ele é necessário quando queremos manter um relacionamento amoroso ou quando queremos fazer novos amigos, por exemplo.

Desse modo, as pesquisas sobre habilidades sociais estão crescendo e podem ser aplicadas a públicos diversos. Com o objetivo de contribuir para os processos de inclusão social de pessoas com deficiência, optamos por investigar o comportamento social de adolescentes com Síndrome de Down. Os resultados serão apresentados a seguir.

A Pesquisa e seus Resultados

A pesquisa investigou as habilidades sociais de adolescentes com Síndrome de Down, buscando compreender suas potencialidades e dificuldades neste campo. Além disso, pensando no desenvolvimento desses jovens, buscou-se avaliar quais práticas educativas dos pais poderiam estar associadas com um melhor desempenho social dos adolescentes.

Identificamos que a maioria dos adolescentes apresentou mais facilidade em situações sociais de expressão de empatia (por exemplo: fazer elogio e oferecer ajuda) e em autocontrole (por exemplo: recusar pedidos e aceitar brincadeiras). Maiores dificuldades foram encontradas em situações sociais que exigiam participação (por exemplo: responder à pergunta do professor e juntar-se a um grupo) e em assertividade (por exemplo: solicitar mudanças de comportamento do outro e defender-se de acusações injustas). Essas dificuldades representam alvos terapêuticos para futuras intervenções.

Contexto familiar

Quanto ao contexto familiar, encontramos um dado muito importante para se pensar no processo de desenvolvimento desses adolescentes. De acordo com os resultados, quanto mais os pais investiam em cobrança de responsabilidade, mais habilidoso socialmente era o adolescente. Isso quer dizer que ambientes que oferecem mais espaço para o desenvolvimento de autonomia e responsabilidade podem promover maior desenvolvimento de competências sociais.

Considerando a importância das habilidades sociais para o desenvolvimento humano, pode ser muito útil para as pessoas aprender mais sobre o próprio comportamento social. Além disso, pode ser ainda mais interessante saber que tal comportamento pode ser modificado e conhecer algumas formas de alcançar essas mudanças. Assim, espera-se que os resultados deste estudo encorajem a realização de mais pesquisas na área.

Referências

Caballo, V. E. (2006). Manual de avaliação e treinamento das habilidades sociais. Santos.

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